Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Multiverso

                                      
                                                 ...ou o meu Terceiro intento

1978... eram anos feios, morrera Franco, o ditador, havia dous anos mas seu cadáver ainda fedia a podre, nem à terra lhe foi fácil de engolir... Nas escolas públicas para meninas tentavam ensinar-nos como ser dóceis esposas e boas espanholas, proibida a nossa língua pelos dous motivos, matrimoni...al e patriótico... mas devíamos parecer sofisticadas e por isso, talvez por isso, se nos ensinavam cousas como 'Hogar' era uma matéria da que só lembro as aulas de pintura, nem sei porque as lembro, lembro que eu entrava numa espécie de trance e pintava o que a mão queria,

...a primeira vez que a professora me berrou diz que 'escaralhara' uma paisagem linda, que eu pintara, colocando em primeiro plano, diante de tudo uma margarida gigante, subia lá por cima das montanhas até o céu, os gritos da professora deveram-se em parte a como fora pintada aquela margarida, pois ela era um esqueleto humano, sei que me dera trabalho desenhar tanto osso numa margarida gigante, pintara-a durante as férias de Natal... Nem sei que fim levou aquela pintora, era óleo sobre madeira... até penso que ma mandou reciclar para pintar um 'bodegão'...

...esse foi o meu segundo intento, todo o mundo tinha liberdade para escolher os materiais da sua 'Natureza morta' e eu escolhi um tijolo, uma pedra, uma garrafa de cerveja... uma tábua rota, e não sei que mais... o trauma deveu ser muito grande porque lembro que o pintei, mas não lembro nada mais... acho que por muitos anos pensei que não podia desenhar nada agradável para professoras, aí morria o meu segundo intento...

...e por isso este que veis aqui, é o terceiro, nem sei como comecei a fazer riscos nesta folha, mas sei que esta foi a primeira de todas as demais folhas que já desenhei... uma amiga oferecera-me uma caneta, e talvez essa foi a razão pola que não consegui parar de riscar e arriscar no papel... e por isso está aqui hoje este meu terceiro intento...

Concha Rousia

Nenhum comentário:

Postar um comentário