Seguidores

domingo, 25 de outubro de 2009

O ladrão do pão


(Dedico este poema à Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência que hoje chegou a Santiago de Compostela polo Caminho Galego-Portugues)


Foi no acordar das ondas adormecidas
no mar morto da minha memória
com o chilrar duma gaivota a desafiar o vento
                        que eu pedi perdão

Foi com o roçar do invisivel fio
que atou a fame ao pescoço doutra vítima
                        que eu pedi perdão       

Pedi perdão a essa meninha
                      que hoje viveu seu último dia
                     e eu me esqueci
                     ou pior
                        eu nem lembrei
                                nem sabia da sua existência
a essa meninha a quem a fame se fora anunciando
       mesmo antes de ela ter nascido
achara acougo no morno ventre
                      no sacrificado ventre de sua mãe
mau foi nascer
          abrir os olhos e nascer
                                       sem vida a aguardar por ela
é só por alguém ansiar dous anacos de pão

hoje
      que minha inconsciência toma as rédeas da conciência
           penso nela
      e quero imaginar o rosto do ladrão do seu pão
pão destinado a ser alimento de mofos nas lacenas dum mundo obeso
atraveso as ruas inçadas de rostos bem mantidos
busco entre os homens
         entre as mulheres
busco entre os mais novos
         entre os mais velhos
busco entre as crianças envoltas em gordura
busco                                      busco
        busco                    busco      
                busco             busco
                        busc   busco
                     busco
 
a minha indecisom vai tapando-me os sentidos
                        não posso escolher
                        nem preciso
qualquer um poderia ser
        mesmo esse
                não
                                melhor aquele
                                                  não
                                                        aquele
                                     aquele...
                                          não
entro na casa
             passo em frente do espelho
                             eis a quem lhe pedir contas.

Concha Rousia

Nenhum comentário:

Postar um comentário